GRUPOS DE PESQUISA
Alimentos, Nutrição e Saúde
LINHAS
1. Alimentos funcionais
Objetivo: A proposta da linha Alimentos Funcionais está associada a caracterização físico-química de alimentos, nutrientes e compostos bioativos e a sua relação com as suas funcionalidades tecnológicas e biológicas, associadas às possíveis transformações químicas e bioquímicas. Os projetos de pesquisa desenvolvidos nesta linha de pesquisa englobam estudos relacionados à biodisponibilidade, metabolismo e bioatividade de nutrientes e de compostos bioativos por meio de modelos in vivo e in vitro, para elucidar mecanismos de ação e interação destes compostos e nutrientes em diferentes processos fisiológicos e patológicos ou em fases específicas da vida. Os projetos buscam otimizar a utilização de nutrientes e de compostos bioativos de alimentos, por meio de processos de extração, fracionamento e purificação de compostos bioativos e desenvolver novos produtos alimentícios a partir de frutos regionais e exóticos, plantas alimentícias não convencionais e co-produtos com potencial funcional visando sua aplicação em estados de saúde e morbidades associadas.
2. Metabolismo de Compostos Bioativos
Objetivo: Uma ampla gama de compostos bioativos é evidenciada e estudada como sendo a responsável pelos efeitos benéficos de uma dieta rica em frutas e hortaliças. Essas substâncias exercem várias ações do ponto de vista biológico, como atividade antioxidante, modulação de enzimas de detoxificação, estimulação do sistema imune, redução da agregação plaquetária, modulação do metabolismo hormonal, redução da pressão sanguínea, e atividade antibacteriana e antiviral. Uma abordagem completa sobre a atividade biológica dessas substâncias envolve estudos da sua biodisponibilidade, englobando a absorção, distribuição, o metabolismo, tempo de meia vida efetiva, os mecanismos de ativação e inativação e a excreção do composto em questão. O objetivo desta linha é caracterizar o metabolismo de compostos bioativos e avaliar a utilização desses compostos na prevenção de patologias.
3. Processamento, qualidade e valorização de alimentos, coprodutos e resíduos
Objetivo: Aplicar a sustentabilidade para a promoção da saúde desenvolvendo tecnologias voltadas ao aproveitamento de resíduos na geração de alimentos, ingredientes e embalagens, garantindo a segurança alimentar é o cerne desta linha de pesquisa. Avaliar as alterações físico-químicas e bioquímicas que ocorrem no alimento desde seu processo de fabricação, armazenamento, distribuição até o consumo propicia a inovação tecnológica e garante a segurança alimentar.
4. Química e funcionalidades de componentes de alimentos
Objetivo: Avaliar componentes químicos de alimentos e suas funcionalidades tecnológicas e biológicas ; transformações químicas e bioquímicas em alimentos; precursores e componentes de impacto no aroma de alimentos; biodisponibilidade, metabolismo e bioatividade de nutrientes e de compostos e bioativos; uso de modelos in vivo e in vitro para o estudo do metabolismo de nutrientes e compostos bioativos; otimização da utilização de nutrientes e compostos bioativos
PROJETOS
Bioativos e suplementação na prevenção de patologias e agravos decorrentes da má alimentação
Aproveitamento integral de alimentos na fruticultura: caracterização do potencial bioativo e desenvolvimento de produtos
Fortalecimento de grupo emergente na área de Ciência de Alimentos no Estado do Rio de Janeiro
Compostos bioativos e suplementos: bioatividade, metabolismo e aplicação na prevenção de morbidades
Desenvolvimento de produtos alimentícios funcionais